segunda-feira, 22 de maio de 2017

Recomendações Internacionais do uso de exames de imagem nas dores lombares




Falamos bastante sobre a ausência de necessidade (e de benefício) além dos eventuais riscos de se realizar exames de imagem em pessoas com dores lombares inespecíficas. E, para complementar, agora iremos mostrar quais as recomendações de diversas associações médicas norte-americanas para o uso de exames de imagens em dores lombares.


Os links são do Choosing Wisely, uma iniciativa norte-americana para evitar o uso desnecessário de exames, tratamentos e procedimentos na medicina. Saiba mais sobre ele aqui.

O Choosing Wisely foi atrás das recomendações de algumas das principais associações de medicina que lidam com dores lombares, a respeito dos exames de imagem. A recomendação geral, como você já sabe, é a de não realizar exames em dores lombares inespecíficas. Se você quer mais detalhes sobre o que foi afirmado por algumas delas, veja a tabela abaixo. Listamos tambéms as urls dessas recomendações, onde você pode ver mais detalhes.

American College of Physicians (Colégio Americano de Médicos)
- não realizar exames de imagem em pacientes com dor lombar inespecífica

American Society of Anesthesiologists (Sociedade Americana de Anestesiologistas)
- evite exames de imagem (RM, TC ou Radiografias) para dor lombar aguda sem indicações específicas

American Association of Neurological Surgeons (Associação Americana de Neurocirurgiões)
- não obter imagens (radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada) da coluna em pacientes com dor lombar inespecífica aguda e sem bandeiras vermelhas.

American Family of Physicians
- não realizar exame de imagem para dor lombar nas seis primeiras semanas, exceto na presença de bandeiras vermelhas

American Academy of Physical Medicine and Rehabilitation (Academia Americana de Medicina Física e Reabilitação)
- não requisitar exame de imagem para dor lombar sem realizar um exame físico minucioso


North American Spine Society (Sociedade Americana da Coluna)
 - não recomendar exame de imagem avançado (ressonância magnética) da coluna nas seis primeiras semanas em pacientes com dor lombar aguda inespecífica na ausência de bandeiras vermelhas




Trazemos essas informações para mostrar que as recomendações são internacionais e não são recomendações fornecidas somente por Fisioterapeutas mas deveriam, isso sim, serem do conhecimento de profissionais das mais diversas áreas da saúde e da população, que busca um bom atendimento. 

As orientações, do Chooosing Wisely, a respeito dos exames de imagem para dores lombares, estão aqui. Vale à pena conferir (em inglês).

Se tiver dúvida, consulte um profissional especializado e capacitado!

E tenha (sempre) muita saúde!





Nenhum comentário: