Dor Ciática




dor ciática é um sintoma e não uma lesão. É um termo que muitas pessoas já conhecem ou já ouviram falar a respeito, mas nem tantos assim sabem o que é. Deixem-nos explicar. :)



O que é a dor ciática? No que ela difere da Ciatalgia?
Dor Ciática é a dor que ocorre ao longo do trajeto do nervo ciático. Ela pode vir acompanhada de outros sintomas, como formigamentos, diminuição da sensibilidade ou perda de força dos músculos do quadril, coxa, pernas e pés, mas isso não é obrigatório. Ciatalgia e Dor Ciática são a mesma coisa. O termo "ciática" usado em isolamento é outro sinônimo.


E qual é o trajeto da Ciatalgia?
É uma dor que se inicia na região glútea, descendo pela região posterior (atrás) da coxa, podendo ir às pernas e, eventualmente, chegando aos pés e dedos.


E o que é o nervo ciático?
É o nervo formado por raízes nervosas da coluna lombar e sacral, responsável por boa parte da inervação de músculos, peles, articulações e outros tecidos de coxas, pernas e pés.


Por quê pode estar acompanhada desses "outros sintomas"?
Porque a dor ciática tem origem na compressão e/ou inflamação do nervo ou raízes nervosas que formam o nervo ciático. Em certos casos só a dor é sentida. Em outros, especialmente naqueles em que há inflamação e compressão intensa das raízes nervosas, esses "outros sintomas" também podem estar presentes. Nesses casos temos a radiculopatia, que difere da dor ciática por não ser exatamente, ou somente, a presença de dor, mas a presença desses sintomas ocorrendo na regiões inervadas pelos nervos que se originam daquela raiz nervosa comprometida.


O que são as raízes nervosas?
As raízes nervosas são feixes de neurônios (células nervosas) que "saem" da medula para se juntarem e formarem os nervos. No caso, nos referimos as raízes nervosas da coluna lombar e sacral (ver imagem) que se juntam para formar o nervo ciático.

em amarelo, as raízes nervosas


Algumas pessoas descrevem também uma dor na região lateral da coxa, correto?
Correto. A região lateral da coxa muitas vezes apresenta sintomas, mas ela não é inervada pelo nervo ciático. Porém, como as raízes nervosas de L4 e L5 (que compõem o nervo ciático) também inervam a região lateral de glúteos e coxa e, em muitos casos, estão acometidas, além da dor ciática se tem também essa dor mais lateral e elas acabam sendo confundidas.


E o que causa a Dor Ciática?
Ela pode ter diversas causas:
Hérnia de Disco comprimindo as raízes nervosas que dão origem ao nervo ciático*;
. Síndrome do Piriforme (compressão do nervo ciático ao passar pela região do músculo Piriforme);
. Compressão do Nervo Ciático na região posterior da coxa.
. compressão e/ou irritação das raízes nervosas por outras origens (estenose, infecções, inflamações, tumores, outros);


Como uma Hérnia de Disco pode causar a Dor Ciática?
As hérnias de disco que ocorrem nas vértebras inferiores da coluna lombar (L4 e L5) podem comprimir as raízes nervosas que formam o nervo ciático e, dessa forma, gerar a dor e/ou os sintomas característicos. Além disso, podem causar a lombociatalgia, comentada mais abaixo.


O que é a Síndrome do Piriforme?
Síndrome do Piriforme, colocando de maneira bem simples, é a dor ciática que se origina na região do músculo Piriforme. O músculo Piriforme está na região glútea, e o nervo ciático passa bem próximo a ele, de forma se há tensão muscular elevada, comprime-se o nervo gerando a dor ciática.


E a compressão do nervo ciático na região posterior da coxa?
Similarmente ao que ocorre na região glútea, o nervo pode ficar comprimido entre músculos dessa região que estiverem muito tensos e, dessa forma, gerar sintomas. Nesse caso dificilmente se sente dor glútea ou lombar, apenas sintomas em coxa e, eventualmente, regiões abaixo.


E a lombociatalgia? Por quê ocorre?
É a dor ciática que vem acompanhada de dores lombares. Existem alterações que causam dores locais juntamente às alterações que causam dores irradiadas (dor ciática). Um exemplo é o da Hérnia de Disco que ao comprimir estruturas ligamentares e/ou causar ruptura das paredes externas do disco intervertebral gerando dor lombar e, ao comprimir as raízes nervosas, gera a dor ciática. Dor ciática junto a dor lombar é a lombociatalgia.


Considerações Finais
Lembrando, e enfatizando, que dor ciática é um termo que se refere aos sintomas. Ele não é uma lesão ou alteração específica, mas um sintoma que pode ter em sua origem várias causas. No próximo artigo falaremos de uma alteração que, em certos casos, pode promover dor ciática, a espondilolistese. Continuem nos acompanhando.