Será que o momento que você inicia o tratamento para sua dor no pescoço interfere com sua melhora?
Um estudo, realizado nos Estados Unidos e publicado em 2016 buscou verificar a relação entre o início precoce (até 4 semanas desde o início das dores) da Fisioterapia com o início tardio (depois de 4 semanas). Isso foi feito através de uma análise da documentação e histórico de saúde dos pacientes que frequentaram clínicas ambulatorias na cidade de Salt Lake City e arredores, no estado de Utah.
O que o estudo nos sugere é que aqueles que começam a Fisioterapia precocemente têm maiores benefícios com o tratamento, em relação àqueles que a iniciam tardiamente.
Isso se reflete numa diminuição da dor e da limitação física maiores nessas pessoas que começam logo o tratamento, assim como num melhor "custo/benefício" (relação entre a melhoria obtida e os custos), e numa redução mais precoce das dores e limitações. Isso é um indício de que é importante não deixar para depois, no caso de dores no pescoço e coluna cervical.
A dica que fica é que, tendo dor cervical ou dor no pescoço, comece logo o tratamento para maiores benefícios!
Referências Bibliográficas
1. Horn ME, Brennan GP, George SZ, Harman JS, Bishop MD. A value proposition for early physical therapist management of neck pain: a retrospective cohort analysis. BMC Health Services Research [Internet]. 2016 Dec [cited 2017 Feb 8];16(1). Available from: http://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-016-1504-5
Nenhum comentário: