segunda-feira, 22 de maio de 2017

Será que minhas vértebras estão fora do lugar?





Uma idéia disseminada entre a população e entre os profissionais da saúde é a de que as vértebras e articulações da coluna podem "sair do lugar" e essa seria uma das razões pelas quais certas pessoas "travariam as costas".


Muitas dessas pessoas acham que existem tratamentos que poderiam "colocar as vértebras de volta no lugar". Tratamentos como as técnicas manuais que causam "estalos" (conhecidas, pelos Fisioterapeutas e outros profissionais, como "thrusts" ou técnicas de alta velocidade e amplitude pequena).

Essa teoria ainda, eventualmente, embasa orientações como "você precisa receber atendimento toda semana pra manter suas vértebras no lugar" ou similares, criando dependência dos pacientes e a crença de que a coluna é frágil.

Será que, de fato, as articulações "saem do lugar"? Será que os tratamentos fazem as articulações "voltarem para o lugar"?

Parece que isso não é o que ocorre. De fato, um estudo nos mostrou que, em pacientes que tinham dores lombares (supostamente devido à disfunção sacro-ilíaca), com testes positivos e presença de sintomas, não havia diferença no posicionamento das articulações sacro-ilíacas antes e depois do tratamento, apesar da melhoria clínica. Para mostrar isso, realizaram radiografia das articulações sacro-ilíacas, observando que elas não mudaram seu posicionamento apesar da melhoria dos sintomas e dores.

Embora isso não tenha sido feito nas vértebras propriamente ditas, o mesmo raciocínio deve se aplicar. Isso porque, até hoje, não se mostrou que as vértebras sequer saem do lugar. Ou seja, todo esse pensamento de que as vértebras saem do lugar e de que é possível "recolocá-las" é uma idéia, é um pensamento que foi sendo divulgado sem que houvesse qualquer fundamento. Em outras palavras, é como se fosse uma fofoca, uma história inventada, uma lenda, que alguns (ou muitos) acreditam (ou acreditaram) porque foi repetida várias vezes ao longo do tempo e transmitida por aqueles que, supostamente, tinham conhecimento técnico sobre o assunto (puro "achismo").

Ou seja, mais um mito da área da saúde que não tem fundamento.

Se você, de alguma forma, pensa que suas vértebras estão fora do lugar e que isso está te causando sintomas ou dores, fique tranquilo pois não é isso que acontece. E, por mais que a vértebra não esteja fora do lugar, se você tiver dores, limitações e sintomas em sua coluna, saiba que a Fisioterapia pode tratá-lo com efetividade e, além disso, te deixar mais tranqüilo e despreocupado em relação ao assunto.


Referências Bibliográficas
1. Tullberg T, Blomberg S, Branth B, Johnsson R. Manipulation does not alter the position of the sacroiliac joint. A roentgen stereophotogrammetric analysis. Spine. 1998 May 15;23(10):1124–1128; discussion 1129. TULLBERG et al (1998)


Nenhum comentário: