segunda-feira, 22 de maio de 2017

A mesa de tração lombar funciona na Hérnia de Disco?



São as mesas de tração da coluna lombar, de fato, efetivas?


O uso das máquinas de Tração da coluna lombar se tornou muito popular nos últimos anos. Porém, do ponto de vista das pesquisa clínicas sérias e de qualidade, realizadas de forma a se observar o que, realmente, está ocorrendo do ponto de vista de tratamento, não se observavam resultados melhores do que tratamentos placebo, conforme sintetizado num estudo de revisão (1).

Os tratamentos placebo são realizados justamente para "mimetizar" os efeitos não específicos do tratamento. São os efeitos derivados de outros aspectos, como a história natural da dor, a perspectiva de melhora do paciente, o trato do fisioterapeuta... tudo isso pode ter impacto clínico benéfico real, mesmo que a conduta clínica usada, em si, não traga nenhum benefício.

Porém, nos últimos anos surgiu a perspectiva de definição de um perfil de indivíduos com dores lombares e/ou ciática que se beneficiaria desse tipo de tratamento. Foi realizado um estudo inicial (2) que encontrou certas características que poderiam predizer que aquele indivíduo teria benefícios concretos do tratamento com a mesa de tração mecânica. Porém, esse tipo de estudo preliminar precisa de novos estudos, para confirmar o que foi achado. Quando isso acontece, excelente, fica-se a um passo de dizer que, de fato, a utilização daquele tipo de tratamento é verdadeiramente benéfica.

Eis que é publicado o estudo que buscou confirmar os achados do estudo anterior (3). Eis que não foram encontrados benefícios da tração a uma Fisioterapia especializada. Ou seja, não adiantou um tratamento de Fisioterapia com tração, em relação ao tratamento somente com Fisioterapia.

Juntamente com tudo o que foi estudado anteriormente, não existem evidências científicas que sustentem o uso da tração mecânica em pacientes com dores lombares, quer tenham hérnia de disco ou não. Portanto, não é um tratamento que possa ter seu uso recomendado.

Isso é de fundamental importância para profissionais e pacientes que se preocupem com as condutas clínicas realizadas. Os profissionais têm a responsabilidade de utilizar condutas comprovadamente efetivas para seus pacientes, enquanto estes devem sempre procurar por tratamentos que, de fato, lhes tragam resultados. Dessa forma, utiliza-se o tempo da sessão de atendimento somente com condutas úteis e economiza-se tempo e dinheiro que seria desperdiçados com condutas inefetivas.


Referências Bibliográficas
1. Wegner I, Widyahening IS, van Tulder MW, Blomberg SEI, de Vet HC, Brønfort G, et al. Traction for low-back pain with or without sciatica. Cochrane Database Syst Rev. 2013;(8):CD003010.
2. Fritz JM, Lindsay W, Matheson JW, Brennan GP, Hunter SJ, Moffit SD, et al. Is there a subgroup of patients with low back pain likely to benefit from mechanical traction? Results of a randomized clinical trial and subgrouping analysis. Spine. 2007 Dec 15;32(26):E793–800.
3. Thackeray A, Fritz JM, Childs JD, Brennan GP. The Effectiveness of Mechanical Traction Among Subgroups of Patients With Low Back Pain and Leg Pain: A Randomized Trial. J Orthop Sports Phys Ther. 2016 Mar;46(3):144–54.



Nenhum comentário: